Tratamento com Canabidiol para dor crônica

por Dr Sergio Luiz Oliveira Nunes, domingo, 06 de setembro de 2023 15:00


A fibromialgia é uma doença dolorosa crônica, de causa indeterminada, mais comum em mulheres e com início entre os 25 e 50 anos. O tratamento inclui realização de exercícios físicos, acompanhamento com psicólogo e o uso de medicamentos. 


 As medicações tradicionalmente utilizadas na fibromialgia podem ser ineficazes em grande parte dos pacientes, com pouca ou nenhuma resposta no controle da dor. Assim sendo, uma grande parcela dos indivíduos acometidos por essa doença atualmente, não recebe um tratamento que forneça melhora significativa das dores, resultando em baixa qualidade de vida e queda na produtividade do dia a dia. Ai entra o papel da canabis medicinal, em especial do canabidiol (CBD).


 A canabis medicinal vem sendo utilizada historicamente no tratamento da dor crônica, porém somente com o avançar da ciência foi possível isolar as substâncias benéficas derivadas da canabis (principalmente o CBD) e assim o seu uso foi consagrado na medicina moderna.


 Existem atualmente muitas evidências que demonstram o efeito dos canabinoides no tratamento da dor crônica. Na fibromialgia necessitamos de estudos mais elaborados, porém há razoável evidência de bons efeitos no controle da dor, melhora do sono e controle da ansiedade associada à doença. 


 Devemos estar atentos, pois como qualquer medicamento, o canabidiol não é isento de efeitos colaterais, sendo os mais prevalentes: sonolência, alterações do apetite, diarreia, boca seca, tontura e cefaleia. Outra questão a ser considerada é em relação ao custo, que pode ser um pouco elevado.


 Portanto é necessário avaliação e acompanhamento pelo médico reumatologista, visando assim evitar efeitos adversos e garantir a eficácia do tratamento a longo prazo. Converse com o seu médico reumatologista.

Share by: